O álcool ingerido em uma bebida é absorvido pelo sistema digestivo de onde passa para a corrente sanguínea, onde pode permanecer por até 18 horas. Finalmente, é eliminado pelo fígado.
A presença contínua de álcool no corpo e seu consumo repetido são responsáveis pela maioria das lesões que essa substância produz em nosso corpo, como cirrose hepática ou encefalopatias em que o funcionamento do fígado e do cérebro está seriamente alterado.
Poucos minutos depois de beber pode surgir uma série de efeitos cuja manifestação você veria dependendo da quantidade ingerida e das características de cada pessoa.
Nossa clínica de recuperação para dependentes químicos e alcoólicos, Clínica O Melhor Tratamento traz uma matéria sobre o assunto da dependência alcoólica.
Efeitos e sintomas da dependência alcoólica
Em ordem de aparecimento ao longo do tempo e em relação à concentração de álcool no corpo, esses efeitos seriam os seguintes:
- Desinibição
- Euforia
- Relaxamento
- Maior sociabilidade
- Dificuldade em falar
- Dificuldade em associar ideias
- Falta de coordenação motora
- Intoxicação aguda
Nos casos em que a concentração de álcool no sangue atinge ou ultrapassa 3 gramas de álcool por litro de sangue, podem surgir apatia e sonolência, além de morte por paralisia dos centros respiratório e vasomotor.
Os efeitos do álcool dependem da quantidade consumida, mas existem outras circunstâncias que podem acelerá-los ou agravá-los:
Idade: Os jovens são os mais sensíveis aos efeitos do álcool nas atividades de planejamento, memória e aprendizagem, e são mais “resistentes” do que os adultos aos efeitos sedativos e à falta de coordenação motora.
Peso e sexo: o álcool afeta mais seriamente as pessoas com massa corporal inferior.
Em geral, as mulheres pesam menos e o tamanho de seus órgãos internos é proporcionalmente menor, de modo que quantidades menores de álcool podem gerar danos psico-orgânicos mais rapidamente e desenvolver problemas com álcool mais facilmente nas mulheres do que nos homens.
A quantidade e velocidade de ingestão: Dependendo da quantidade de álcool consumido, pode ser considerada como de baixo risco, alto risco ou perigoso.
Quanto maior a ingestão de álcool em menos tempo, maior a possibilidade de intoxicação.
Combinação com refrigerantes: A combinação do álcool com este tipo de bebida (Refrigerantes, Tônicos, etc.) acelera a intoxicação.
Ingestão simultânea de alimentos: especialmente alimentos gordurosos. Ele retarda a intoxicação, mas não previne ou reduz os danos ao corpo.
Combinação com outras substâncias: A combinação com outras substâncias como tranquilizantes, relaxantes musculares e analgésicos potencializa os efeitos sedativos do álcool.
Quando combinado com a cannabis, os efeitos sedativos de ambas as substâncias são aumentados; no caso da cocaína, que é um estimulante, os efeitos são neutralizados, mas a toxicidade das duas substâncias misturadas é maior do que se fossem consumidas separadamente.
Saiba mais informações nosso serviço de tratamento para alcoolismo em nossa clínica de recuperação.
O post Efeitos Imediatos do Consumo de Álcool foi publicado primeiro em Clínica O Melhor Tratamento.
source https://omelhortratamento.com.br/clinica-de-recuperacao/efeitos-imediatos-do-consumo-de-alcool/